quinta-feira, março 08, 2007

Centenário Fernando Lopes Graça

Para minha alegria a RDP enviou-me hoje (finalmente...) a caixa comemorativa do centenário do nascimento de Lopes Graça, lançada no passado mês de Dezembro. São 10 CDs com gravações ao vivo dos arquivos da RDP, nos quais se inclui o Requiem pelas vítimas do fascismo em Portugal, gravado no Europarque em 2004 e no qual eu fui solista, juntamente com a Ana Paula Russo, Liliane Bisineche, Rui Taveira e João Miranda, o Coro da Universidade de Lisboa, o Coral de Letras da Universidade do Porto e a Orquestra Nacional do Porto, com o maestro Marc Tardue.
O concerto comemorava os 30 anos do 25 de Abril e os 10 anos da morte do compositor e foi repetido na Aula Magna no dia seguinte. Este segundo concerto ficou marcado pela presença do então ministro dos Assuntos do mar, Dr. Paulo Portas, entretanto desaparecido e regressado, que assistiu à primeira parte do concerto (a 8ª Sinfonia de Schubert) e saiu ostensivamente antes do início do Requiem. Bem, mas isto são outras histórias...
Voltando ao disco, estou muito babado com a minha primeira edição como solista. Quem quiser saber mais pormenores sobre a caixa de 10 CDs e como comprá-la basta seguir o linque.

Sem comentários: